terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Louco

Foi contorcendo o pescoço que localizei um ser bastante peculiar, andando uns vinte metros atrás de mim. Confesso que de início não prestei muita atenção nas características do tipo - é que pega realmente mal ficar torcendo o pescoço pra olhar alguém –, mas depois de uns cinco minutos de caminhada, comecei a ficar preocupado.
-Será que ele ta me seguindo? Perguntei-me. Nessa altura, comecei a fazer alguns testes. Pra começar acelerei o passo e, para minha surpresa, o estranho fez o mesmo. É, talvez ele esteja me seguindo. Contudo, isso só pode ser coincidência, nem tanto pela repetição do movimento, mas pelos simples fato de ninguém no mundo ter um motivo pra me seguir!
Mudei de calçada, e novamente por trás dos ombros, percebi que ele acompanhou o movimento. Desta vez tentei observa-lo melhor. Certamente era mais velho que eu, talvez uns 40 anos. Notei que usava um terno surrado, surrado a ponto que o tornava inadequado para qualquer situação que exigisse um traje desses. - Ele é da máfia, só pode ser! – Porém, me lembrei de novo, eu nem sou maneiro o suficiente para ser seguido.
E a caminhada/perseguição continuava, até que passamos por uma delegacia: - Tô seguro, qualquer coisa eu entro aí – Contudo, entrar por quê? Como explicar isso pra mim mesmo ou pra qualquer outra pessoa? “É, eu tenho uma queixa, tem um senhor de meia-idade andando na mesma rua que eu, e ele usa terno”. E ele continuava me seguindo, com olhos sem ressaca, com lábios sem carne, com corpo sem nada! Ele não era nem literário, só estranho!
Foi aí que veio a decisão, vou virar pra trás de vez, um surpreendente giro de 180o! Naah, surpreender um estranho não combina comigo, não sem alguém olhando. Porém, decidir de forma sutil me entregar. Devagar, fui diminuindo meu ritmo de caminhada, o encontro fatal ia acontecer! Faltando dez passos de distância ele também foi diminuindo, e pude ver seus olhos apertados de tensão. Cinco passos, nós dois cada vez mais próximos e lentos - quanto aos olhos, estavam quase fechados -. Porém, a dois passos de mim que ele me surpreendeu de verdade:
- Pare de me seguir! Gritou o estranho
- Eu?
- Sim, esqueces que a Terra é redonda?
Fui embora, com um sorrisinho cínico como se não soubesse que no fundo, ele quem estava certo.

Um comentário:

  1. que ótimo hahaha! haha eu realmente me surpreendi com o fim. muito bom.

    hahaha no início achei que era sua sombra seguindo.

    só digo que 'nem sou maneiro o suficiente' é muito arthurzinho; a maneira de narrar é bastante coloquial. te vejo falando essas coisas.

    ResponderExcluir